Tratamentos e especialidades

Doença de Crohn

O que é a doença de Crohn?

A doença de Crohn faz parte do grupo de doenças inflamatórias intestinais (DII), a qual pode comprometer todo trato digestivo desde a boca até o ânus. Como o próprio nome diz é uma inflamação crônica da parede intestinal que pode causar diarreia com muco e sangue, dor abdominal, emagrecimento, entre outros sinais e sintomas.

Qual a causa da doença de Crohn?

A doença de Crohn tem origem genética associada a modificação do sistema imunológico, dita “auto-imune”, que sofre interferência de fatores ambientais, como estilo de vida e tipo de alimentação.

Quais os sinais e sintomas da doença de Crohn?

Em geral, os sintomas da doença de Crohn são em menor ou maior grau, dependendo do caso: diarreia intensa, fezes com muco e sangue, dor abdominal, emagrecimento, além de outros sintomas, como lesões de pele, fístulas, abscessos e manifestações extra intestinais (isto é, pode acometer o fígado, articulações, pulmão, rins entre outros). 

As lesões podem afetar todo tubo digestivo, desde a boca até o anus.

Como eu sei se tenho doença de Crohn?

O diagnóstico da doença é feita por médico especialista juntando todo histórico do paciente, desde o início dos sintomas, exame físico e associação de exames complementares como: exame de colonoscopia e endoscopia alta, enterotomografia ou enterorressonância, trânsito intestinal, marcadores sorológicos de inflamação (PCR e calprotectina), cápsula endoscópica em casos selecionados e avaliação completa laboratorial.

Não existe um único exame que diagnostique o paciente como “portador” da doença de Crohn, o diagnóstico ainda é feito somando-se todos os aspectos já descritos e por isso necessita de um médico especialista e familiarizado com a doença. 

 

Como é feito o tratamento da doença de Crohn?

O tratamento da doença de Crohn deve ser conduzido pelo médico especialista de forma individual, isto é, cada indivíduo responde e precisa de uma estratégia de tratamento que seja só dele.

Quais medicamentos temos disponíveis para o tratamento da doença de Crohn?

Atualmente temos várias medicações que podem ser usadas no manejo do tratamento da doença de Crohn, desde casos classificados como leves até casos moderados e graves.

Os principais medicamentos utilizados são: 

  1. Anti-inflamatórios  específicas para o intestino ( derivados 5 ASA), 
  2. Corticosteroides, 
  3. Imunossupressores (azatioprina e metotrexato, ciclosporina)
  4. Drogas imunobiológicas (INFLIXIMABE, ADALIMUMABE, VEDOLIZUMABE, USTEQUIMUMABE são os principais biológicos disponíveis para uso nos pacientes até o momento atual). Lembrando que novos imunobiológicos são disponíveis em outros países.
  5. Cirurgia, de acordo com a gravidade de cada caso.

Quais os objetivos do tratamento da doença de Crohn?

 
Apesar da doença ser crônica, o objetivo do tratamento é principalmente devolver ao paciente uma vida normal, sem crises de diarreia ou dor (remissão clínica), e melhorar o resultado dos exames de controle, colonoscopia, calprotectina (remissão endoscópica).
 
Porém o mais importante é devolver ao indivíduo sua capacidade de viver bem, trabalhar, ter vida social e ser feliz!